
Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.
Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.
A ISO 45001 irá substituir a OHSAS 18001, referência mundial até o momento para o tema de saúde e segurança do trabalhador e amplamente implantada em muitas empresas do mundo todo. Para quem já possui esta certificação, terá o prazo de três anos a partir da data de publicação (12 de março de 2018) para realizar a substituição e adequação. Portanto, atente-se! O quanto antes a empresa realizar esta transição, mais tempo ela terá para se adaptar ao modelo e conscientizar toda equipe às mudanças necessárias.
ISO 45001 - OHSAS 18001
Alguns benefícios na implementação da norma:
-
Facilitar a implantação de mais de uma norma ISO, através da adoção da Estrutura de Alto Nível, Anexo SL, gerando menos conflitos, duplicação e equívocos;
-
Melhorar o gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador;
-
Estabelecer controles que reduzem riscos e acidentes do trabalho;
-
Com a redução de acidentes, há a melhoria da qualidade de vida do colaborador, além da redução dos custos que um acidente pode gerar;
-
Reduzir prejuízos financeiros devido a multas e passivos trabalhistas;
-
Diminuir índices de afastamentos e turn over.
As áreas chave a seguir são enfocadas pela ISO 45001:
-
Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos
-
Estrutura e responsabilidade
-
Treinamento, conscientização e competência
-
Consulta e comunicação
-
Controle operacional
-
Prontidão e resposta a emergências
-
Medição de desempenho, monitoramento e melhoria
Empresas que já possuem a OHSAS 18001, podem migrar para a ISO 45001 com poucos ajustes no Sistema na implementado e aproveitar todos os benefícios.
A ISO 45001 pode ser adotada por qualquer organização que deseja implementar um procedimento formal para redução dos riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público em geral.
Agende uma visita sem compromisso e sem custos. Será um prazer visitá-los ou recebê-los em um de nossos escritórios.